Pular para o conteúdo

Se você quer vencer um vício em 2015, procure evitar o estresse

Jairo Bouer

14/10/2019 19:23




VICIO300 - Se você quer vencer um vício em 2015, procure evitar o estresseSe você pretende diminuir o consumo de bebida ou perder peso no ano que está para começar, saiba que o primeiro passo para conseguir é evitar o estresse. Diversos estudos mostram que a tensão excessiva leva as pessoas a sentirem mais desejo por guloseimas, álcool ou comida condimentada – cada um tem sua “válvula de escape” de preferência.

O curioso é que pessoas que exageram na cerveja ou no chocolate quando estão estressadas não sentem mais prazer ao consumir esses itens do que as outras. A conclusão é de uma pesquisa recém-publicada pela Associação Americana de Psicologia.

Segundo a principal autora, Eva Pool, da Universidade de Genebra, o estresse faz muita gente sair de casa no meio da noite para comprar um pote de sorvete ou uma garrafa de uísque. Mas isso não significa que elas tenham um deleite maior ao comer ou beber. Os resultados foram publicados no Journal of Experimental Psychology: Animal Learning and Cognition.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores recrutaram 36 universitários apaixonados por chocolate, dos quais 19 eram homens. Para induzir o estresse, eles pediram aos estudantes que mantivessem uma mão imersa em um balde de água gelada enquanto eram observados e filmados. Outro grupo ficava com a mão imersa em água morna.

Dez minutos antes e 30 minutos depois da tarefa, os pesquisadores coletaram amostras de saliva dos participantes para checar os níveis de cortisol, hormônio que indica resposta ao estresse.

Os estudantes tinham que apertar o punho para fazer surgir um forte aroma de chocolate toda vez que viam determinado símbolo. Eles também tinham que descrever o quão agradável era o cheiro. E ele não era mais gostoso para quem estava mais estressado, segundo os resultados.

Outro autor do trabalho, Tobias Brosch, também da Universidade de Genebra, comenta que o estresse desempenha um papel importante nas recaídas de pessoas que lutam contra a compulsão por comida, álcool ou jogos. Por isso esse tipo de pesquisa é importante.

Estudos com número maior de pessoas são necessários para confirmar os resultados, de acordo com os pesquisadores. De qualquer forma, fica a dica: se você está tentando vencer algum tipo de compulsão, procure colocar na rotina práticas como jogar bola, ler um bom livro, fazer uma massagem ou qualquer outra coisa que ajude a aliviar seu estresse.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS