Pular para o conteúdo

Sabe qual a idade em que as pessoas tendem a ter mais amigos?

Jairo Bouer

14 de outubro


NETWORK700 - Sabe qual a idade em que as pessoas tendem a ter mais amigos?

Em tempos de redes sociais, a tendência  é as pessoas fazerem cada vez mais contatos. Mas quando se trata de amigos de verdade, o mais comum é que o número diminua com a idade, segundo um estudo britânico.

Após analisar registros telefônicos de mais de 3,2 milhões de usuários de celular na Europa, pesquisadores concluíram que nossas redes sociais de verdade, digamos assim, têm seu pico aos 25 anos. A partir dessa idade, o número começa a declinar.

A equipe, das universidades de Oxford e de Aalto, analisaram não apenas a frequência de ligações feitas, mas também a duração de cada chamada. Os resultados mostraram que, quanto mais velhas, mais as pessoas utilizam seu tempo livre para se relacionar com um círculo cada vez menor de amigos ou familiares. As informações foram publicadas no Royal Society Open Science e divulgadas no jornal The Telegraph.

Os pesquisadores contam que, além da idade, o gênero também é um fator importante nessa medição. E, por mais estranho que pareça, os homens tendem a ter contato com um número maior de pessoas do que as mulheres, de acordo com o levantamento. Os dados ainda mostram que, por volta dos 45 anos, há uma certa estabilidade, e, então, a partir dos 55, o declínio volta a aparecer.

Os autores observam que a redução pode ser consequência de casamentos, separações, crescimento dos filhos, questões de saúde, aposentadoria ou morte de amigos e parentes. No entanto, não significa que isso não possa ser mudado. Cada vez mais estudos mostram que se relacionar é importante para a saúde e o bem-estar, por isso, não deixe de ir atrás de novos amigos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS