Pular para o conteúdo

Risco de obesidade é 65% maior para quem se casa antes da formatura

Jairo Bouer

14 de outubro


CASAMENTO300Quem se casa antes de ir para a faculdade corre mais risco de se tornar obeso, segundo uma pesquisa norte-americana. Isso ocorre porque as pessoas tendem a comer mais e fazer menos exercícios depois de subir ao altar.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan, ter um diploma universitário é algo que tem sido associado a níveis mais baixos de obesidade. No entanto, o professor Richard Miech, principal autor, diz que esse benefício não vale para quem se casou antes de conquistar o diploma.

O trabalho indica que essa parcela da população teria um risco 65% maior de se tornar obeso, mais tarde, em comparação com quem se casa depois de terminar a faculdade.

O estudo, publicado no Journal of Health and Social Behavior, acompanhou quase 14.000 pessoas dos 11 aos 28 anos, em média. Todos tiveram seu IMC (Índice de Massa Corporal) comparados antes e depois da formatura, assim como antes e depois do casamento. Os resultados foram divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Uma das explicações para o fato, segundo o autor, é o salário mais baixo dos universitários que decidem pelo matrimônio – é preciso dividir o tempo entre trabalho e faculdade, e ainda pagar as contas e cuidar da casa. Nessa situação, fica difícil investir em academia e em comida saudável. E, mais tarde, depois que a condição econômica melhora, fica difícil mudar os hábitos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS