Pular para o conteúdo

Revistas masculinas fazem sexismo parecer normal

Jairo Bouer

14/10/2019 19:42




assedio700 - Revistas masculinas fazem sexismo parecer normal

Algumas revistas de comportamento masculinas são famosas por divulgar piadas sexistas. Segundo pesquisadores britânicos, esse tipo de conteúdo só ajuda a “normalizar” e, no final das contas, perpetuar a discriminação contra a mulher.

Psicólogos das universidades de Surrey, Clark, Ghent e Middlesex London se uniram e publicaram três estudos sobre o tema, publicados na revista Psychology of Men and Masculinities.

Os resultados contrariam o argumento frequente dos responsáveis pelas publicações, de que esse tipo de humor seria inofensivo porque os leitores saberiam captar a ironia das piadas.

No primeiro trabalho, 81 homens de 18 a 50 anos foram expostos a piadas sexistas proveniente de revistas masculinas e também de outros contextos. Os mais jovens, especialmente os menos machistas, acharam que o conteúdo encontrado nas revistas era menos hostil, mas também menos irônico ou engraçado.

No segundo estudo, envolvendo 423 homens britânicos de 18 a 30 anos, os pesquisadores buscaram uma correlação entre sexismo e o consumo de revistas masculinas. Eles descobriram que os participantes com tendência maior a discriminar mulheres eram mais propensos a comprar essas publicações. No entanto, esses consumidores não tiveram tendência maior a frequentar clubes de striptease ou casas de prostituição.

No experimento final, 274 alunos de faculdades norte-americanas foram convidados a ler uma série de declarações e adivinhar se elas vinham de revistas masculinas ou de estupradores condenados à prisão. Apenas metade das frases foram identificadas corretamente. Depois de saber o resultado, os jovens mudaram sua visão sobre as revistas.

Em 2012, vários estudos apresentaram resultados semelhantes a desse último experimento, tanto que o governo decidiu que essas revistas fossem vendidas em embalagens escuras nos supermercados do Reino Unido. Para os autores, a nova tríade deve representar o golpe final para as publicações com teor machista. Para quem acredita que censurar piadas é exagero, fica o toque: o mundo está mudando.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS