Pular para o conteúdo

Quanto maior sua companhia no almoço, maior será seu apetite, sugere estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


APETITE300 - Quanto maior sua companhia no almoço, maior será seu apetite, sugere estudo
Ilustração da Universidade de Cornell (Shimizu, Hancock & Wansink, Appetite, 2014)

Sabia que o peso das pessoas que estão com você ou ao seu lado no restaurante pode interferir na quantidade de comida que você ingere? Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

De acordo com o trabalho, as pessoas tendem a comer mais e fazer escolhas menos saudáveis quando estão perto de alguém com excesso de peso. O resultado foi publicado na revista científica Appetite.

Os pesquisadores recrutaram 82 estudantes, divididos em quatro grupos, para participar de um almoço, e contrataram uma atriz para usar uma prótese que fazia com que parecesse ter 22 quilos a mais.

Para o primeiro grupo, a atriz usava a prótese e se servia com uma quantidade moderada de macarronada e bastante salada; para o segundo, fazia o prato da mesma forma, só que sem a prótese; para o terceiro, ela caprichava na massa e pegava bem pouca salada com a “roupa de gorda”; e, para o último, fazia o mesmo, só que exibindo seu peso normal.

O resultado foi que os participantes colocaram 31,6% mais macarronada no prato quando a atriz usou a prótese, independente do que ela comia. Na verdade, na ocasião em que ela pareceu mais gorda e escolheu mais salada, os estudantes colocaram 43,5% menos vegetais no prato.

Para os pesquisadores, a simples presença de alguém obeso por perto aumenta a tendência a perder o controle sobre a alimentação. Mas isso não é motivo para alimentar preconceito, ok? Segundo eles, a solução é simples: basta planejar o que se vai comer antes de fazer o prato e se concentrar na meta.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS