Pular para o conteúdo

Quando o uso recreativo de drogas vira rotineiro

Jairo Bouer

14/10/2019 19:27




COCAINA300 - Quando o uso recreativo de drogas vira rotineiroMais da metade das pessoas que usam drogas apenas nos fins de semana acaba expandindo o consumo para os outros dias, mostra um estudo realizado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

O trabalho, publicado no periódico Annals of Family Medicine, mostra que tantos os médicos quanto os pacientes devem ficar atentos aos riscos do uso recreativo de drogas.

Pesquisadores coordenados pela professora Judith Bernstein, da Escola de Saúde Pública da universidade, acompanharam 483 pacientes atendidos no Boston Medical Center. Todos eles passaram por uma consulta de acompanhamento seis meses depois.

Do total de usuários de fim de semana, apenas 19,2% mantiveram o mesmo padrão no semestre seguinte, enquanto 54% passaram a consumir as substâncias também nos outros dias. As principais drogas consumidas eram maconha, cocaína e opiáceos.

A coordenadora do estudo avisa que os resultados não podem ser generalizados para toda a população, pois os indivíduos que fizeram parte da pesquisa eram usuários recentes. Mesmo assim, ela acredita que é recomendável acompanhar os pacientes que relatam uso recreativo de drogas para, eventualmente, oferecer ajuda especializada.

Para quem acha que tem controle sobre o uso, fica o alerta: esse domínio sobre a droga pode durar apenas alguns meses.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS