Pular para o conteúdo

Programa de lazer pode virar obrigação se estiver na agenda

Jairo Bouer

14 de outubro


LOCALIZACAO700

Planejar com antecedência a ida ao cinema ou ao restaurante com seu parceiro ou amigo pode transformar esses momentos de lazer em obrigação. É o que afirmam pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, que fizeram uma revisão de 13 estudos sobre o tema.

A equipe constatou que deixar para escolher o programa na hora, ou um pouco antes, ajuda a tornar as experiências mais prazerosas. Isso porque as pessoas associam tudo o que é agendado a compromisso. E todo compromisso dá trabalho.

Em um dos estudos, um grupo de pessoas foi convidado a assistir um vídeo divertido no YouTube. Metade podia ver na hora, enquanto a outra teve que marcar um horário futuro para assistir. Os primeiros deram notas muito mais altas para o conteúdo.

Em outro experimento, estudantes de uma universidade receberam cupons para tomar café com biscoitos de graça em uma lanchonete. Para o primeiro grupo, o cartão dizia que era preciso ir ao local entre 2 e 4 horas, por exemplo. Já o segundo tinha que ir em um horário específico. Os alunos do primeiro grupo elogiaram mais o lanche, nas pesquisas preenchidas na saída.

Os resultados foram publicados no Journal of Marketing Research, e repercutidos no jornal britânico Daily Mail.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS