Pular para o conteúdo

Pokémon Go distrai motoristas e pedestres, alerta estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


SMARTPHONE700 - Pokémon Go distrai motoristas e pedestres, alerta estudo

Dirigir e pegar Pokémon ao mesmo tempo não é uma boa ideia. Para fundamentar o alerta, que parece óbvio, pesquisadores da Universidade do Estado de San Diego, na Califórnia, divulgaram a análise de uma série de posts no Twitter e de reportagens no Google News.

A equipe partiu de uma amostra aleatória de 4.000 tweets e de notícias com os termos Pokémon, “dirigir” ou “dirigindo”, publicados no período de dez dias do mês de julho. Os dados foram publicados no periódico médico Jama Internal Medicine.

Os pesquisadores revelaram que 33% dos tweets indicavam que um motorista, passageiro ou pedestre estava distraído com o Pokémon Go – o que foi equivalente a um total de quase 114 mil incidentes reportados no microblog, segundo o Jama.

Desses tweets, 18% sinalizavam que uma pessoa estava jogando e dirigindo, ou seja, continham conteúdos do tipo “ai, meu Deus, estou dirigindo e pegando Pokémon”. Outros 11% indicavam que o jogador era um passageiro; e 4%, que o pedestre era quem estava jogando.

A análise também diz que 14 batidas foram atribuídas ao game de realidade aumentada no mesmo período, inclusive o caso de um jogador que bateu o carro numa árvore.

Para os autores, os resultados podem incentivar medidas de segurança por parte das empresas que produzem esse tipo de jogo. Segundo a Associação Americana de Automóveis, 59% de todos os acidentes de trânsito com jovens envolvem uma distração ocorrida segundos antes da fatalidade.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS