Pular para o conteúdo

Pesquisa mostra que a maioria das pessoas limpa o prato (menos as crianças)

Jairo Bouer

14 de outubro


pratolimpo300Você é do tipo que come praticamente tudo o que está no prato? Pois saiba que a maioria dos adultos é assim. Um estudo feito na Universidade Cornell, nos EUA, a ser publicado no International Journal of Obesity, mostra que pessoas de diferentes países ingerem uma média de 92% de tudo o que colocam no prato.

Segundo o autor do estudo e diretor do laboratório de pesquisas sobre alimentação da universidade, Brian Wansink, o resultado mostra que aquilo que está no prato invariavelmente vai para o nosso estômago, por isso é bom pensar bem antes de colocar a comida.

Wansink e a pesquisadora Katherine Johnson analisaram 1.179 jantares e concluíram que a maioria de nós faz parte do “clube do prato limpo”, como os americanos costumam dizer. Fizeram parte da análise refeições feitas nos EUA, no Canadá, na França, em Taiwan, na Coreia do Sul, na Finlândia e na Holanda. Os resultados foram basicamente os mesmos em todos os lugares.

A conclusão só não vale para as crianças e os adolescentes. A análise das refeições de 326 indivíduos com menos de 18 anos mostrou que essa turma tende a comer, em média, 59% do que é colocado no prato. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque eles nem sempre sabem se vão gostar de tudo o que está lá. Para muitos pais, pode ser um alívio saber que o filho que teima em deixar parte da comida intacta não é diferente da maioria.

Se você está tentando emagrecer, portanto, pode valer a pena colocar uma porção um pouco menor do que a fome pede. Talvez seja preciso colocar um pouco mais depois, mas pelo menos você não corre o risco de comer algo só porque está na sua frente.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS