Pular para o conteúdo

Pense na malhação como algo divertido e você vai comer menos

Jairo Bouer

14 de outubro


happyexercise300Da próxima vez que você sair para correr ou fazer exercício, tente encarar o programa como uma pausa agradável ou um passeio. Segundo os resultados de uma pesquisa, isso vai fazer com que você coma menos depois do treino.

Um grupo de 56 adultos foi levado a caminhar em volta de um lago por dois quilômetros. Para parte das pessoas, foi dito que se tratava apenas de um passeio para conhecer o local. Para os outros, que era um exercício. Depois da atividade, todos foram almoçar.

O grupo que acreditou ter feito uma caminhada para se exercitar comeu 35% a mais de pudim de chocolate na sobremesa que aquele que pensou ter feito só um passeio.

Em uma segunda experiência, os pesquisadores fizeram o mesmo com outros 46 adultos durante a tarde. Eles fizeram uma caminhada, sendo que para alguns foi dito que se tratava de só de um passeio para olhar a paisagem. Depois, todos foram tomar lanche. Quem acreditou ter feito uma atividade física, e não de lazer, comeu mais que o dobro de confeitos de chocolate.

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Cornell Bood and Brand Lab, um laboratório que conta com uma equipe interdisciplinar focada em estudos sobre hábitos alimentares na Universidade Cornell, nos EUA. Os resultados foram publicados na revista Marketing Letters.

As experiências ajudam a explicar porque pessoas que iniciam um programa de exercícios frequentemente passam a comer mais e ganham peso. Segundo a autora principal do estudo, a pesquisadora Carolina Werle, os indivíduos tendem a ingerir mais guloseimas como forma de recompensa por um treino cansativo.

Fica a dica, portanto, para quem faz exercícios e precisa emagrecer: faça o que for preciso para tornar a atividade mais divertida. Coloque sua música preferida, leve seu cachorro, assista a um bom vídeo, ou simplesmente agradeça por estar malhando, e não no trabalho ou na escola. Qualquer coisa que aumente seu bem-estar pode fazer com que você não exagere na comida mais tarde.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS