Pular para o conteúdo

Participar de vários grupos faz bem para a autoestima, conclui pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:28




SELFIE300 - Participar de vários grupos faz bem para a autoestima, conclui pesquisaPertencer a vários grupos é mais importante para a autoestima do que ter vários amigos isoladamente. É o que indica uma pesquisa feita com indivíduos de diferentes idades e de países diferentes.

Publicado no periódico PLOS One, o trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade do Kansas, nos EUA, e de Queensland, na Austrália, que participam de um projeto canadense focado em interações sociais e bem-estar, o Cifar (Canadian Institute for Advanced Research).

A equipe constatou que a participação em diversos grupos tem papel importante na autoestima e na identidade social, muito mais do que ter vários amigos separadamente. E tanto faz se a organização é religiosa, envolve a defesa de direitos ou é apenas um curso.

A conclusão foi tirada a partir da análise de vários estudos, que dão uma ideia da universalidade dos resultados. O primeiro era composto por um grupo de crianças e seus respectivos pais, no Reino Unido. O segundo era formado por aposentados chineses. O terceiro envolvia sem-tetos atendidos pelo governo da Austrália. E o quarto e o quinto, estudantes universitários norte-americanos.

Os pesquisadores concluíram que, qualquer que seja a idade ou o situação econômica, aderir a um grupo é uma forma poderosa de se sentir melhor, pois ajuda a trazer significado, propósito, conexão, suporte e sensação de controle sobre a vida.

Pesquisas anteriores realizadas por alguns membros da equipe também já haviam demonstraram que indivíduos que pertencem a grupos tendem a ser mais saudáveis, mais felizes e vivem por mais tempo. Portanto, vá atrás da sua turma. Com as redes sociais, não faltam meios de se conectar com pessoas que têm os mesmos interesses que você.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS