Pular para o conteúdo

Para não engordar, suba na balança ao menos uma vez por semana

Jairo Bouer

14 de outubro


BALANCA300Qual a frequência mais adequada para subir na balança? Segundo um estudo, se seu objetivo é emagrecer, quanto mais, melhor. Ficar mais de uma semana sem checar o peso pode render alguns quilos a mais.

No trabalho, publicado na revista PLoS ONE, pesquisadores analisaram 2.838 medições de 40 indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 25 ou mais, ou seja, com sobrepeso.

Eles descobriram que os indivíduos que se pesaram com maior frequência foram os que mais perderam peso ao longo da pesquisa. O tempo médio que os participantes ficaram sem se pesar e também sem engordar foi de 5,8 dias, ou pouco menos de uma semana.

A principal autora, a pesquisadora Elina Helander, da Universidade de Tecnologia Tempere, na Finlândia, avisa que o estudo é apenas observacional. Ou seja: não é possível provar a relação entre causa e efeito. O resultado talvez se deva ao fato de que as pessoas que fazem mais dieta são as que se pesam mais.

De qualquer forma, os pesquisadores recomendam às pessoas que se preocupam com o peso que se pesem todos os dias no mesmo horário. Ou pelo menos uma vez por semana, de preferência às quartas-feiras – um estudo anterior feito pela mesma equipe mostrou que quase todo mundo pesa um pouco menos no meio da semana.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS