Pular para o conteúdo

Pais não falam sobre ansiedade e depressão em casa, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:34




ADOLESCENTE3001 - Pais não falam sobre ansiedade e depressão em casa, mostra pesquisaMais da metade dos pais, ou 55% deles, não fala com os filhos sobre estresse, ansiedade ou depressão. A constatação é de uma pesquisa realizada no Reino Unido. Segundo os autores, eles não acreditam que saúde mental seja um tema tão importante que deva ser conversado com as crianças ou adolescentes.

O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde daquele país, contou com 1.100 pais e serviu de justificativa para uma campanha chamada Time to Change (“Hora de mudar”, em inglês), promovida por uma instituição filantrópica que busca combater o preconceito contra as doenças mentais.

A campanha esclarece que um em cada dez jovens sofre algum tipo de transtorno psiquiátrico, ou seja, cerca de três alunos em cada sala de aula. Segundo os especialistas da instituição, o bullying, bem como a pressão exercida pelas redes sociais, são fontes de adicionais estresse para as crianças e os adolescentes.

Os organizadores da campanha contam que o estigma em torno das doenças mentais faz com que um quarto dos jovens com esse tipo de problema tenha vontade de acabar com a própria vida. Por isso, eles acreditam que conversar sobre o assunto dentro de casa é o primeiro passo para mudar essa realidade. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS