Pular para o conteúdo

Opostos não se atraem, dizem pesquisadores

Jairo Bouer

14 de outubro


paquera

Um estudo realizado por psicólogos derruba o mito de que os opostos se atraem. Segundo os pesquisadores, as pessoas tendem a se sentir atraídos por quem possui pontos de vista e valores parecidos com os seus.

A equipe, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, avaliou mais de 1.500 pares escolhidos aleatoriamente. Havia casais, mas também havia amigos e pessoas que tinham acabado de se conhecer no experimento. Cada um dos indivíduos respondeu a questionários sobre valores, preconceitos, atitudes e traços de personalidade.

As informações foram comparadas e os pesquisadores perceberam que, mesmo entre aqueles que tinham acabado de se conhecer, havia muitas características em comum, especialmente em aspectos considerados muito importantes para cada um deles.

Em um segundo experimento, foram entrevistados pares que tinham acabado de se conhecer em uma sala de aula de faculdade. Mais tarde, eles foram procurados de novo, e as crenças em comum eram as mesmas.

Para os pesquisadores, entrar num relacionamento com a esperança de mudar as opiniões do outro é perda de tempo.  Eles acrescentam que a procura por semelhantes é algo tão automático nas pessoas que pode ser considerado um padrão psicológico.

A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Pschology e noticiada no jornal britânico The Telegraph.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS