Pular para o conteúdo

Ciúme pode transformar você em abusador de álcool, segundo pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:29




Quem sente muito ciúmes do parceiro ou da parceira pode ser mais propenso a afogar as mágoas na bebida, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Universidade de Houston explicam que este é um dos poucos trabalhos que analisam como o ciúme e baixa autoestima  podem levar uma pessoa a ter problemas com o álcool. E os especialistas já sabem que indivíduos que bebem com o objetivo de lidar com emoções negativas têm um risco maior de se tornar alcoólatras.

A equipe, liderada pelo médico Angelo DiBello, entrevistou 277 estudantes universitários – 87% do sexo feminino.  O estudo foi publicado na revista Addictive Behaviors e divulgado no jornal britânico Daily Mail.

O grupo descobriu que, quando a autoestima da pessoa está vinculada ao relacionamento, a tendência a usar o álcool para lidar com o ciúme é mais forte. E isso é ainda mais frequente entre os menos satisfeitos ou menos comprometidos com o relacionamento.

Como sentir ciúme e ter problemas de autoestima é algo extremamente comum, dá para ter uma ideia no impacto que isso pode ter no consumo de bebida alcoólica. Da próxima vez que você decidir encher a cara para deixar de pensar tanto no que seu parceiro ou parceira está fazendo longe de você, lembre-se que existem formas mais saudáveis de lidar com emoções negativas, como conversar com os amigos, sair para correr ou até mesmo fazer uma terapia.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS