Pular para o conteúdo

Música pode melhorar trabalho em equipe, dizem pesquisadores

Jairo Bouer

14 de outubro


adolescentes700

Lojas, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos utilizam música ambiente para atrair e melhorar a experiência dos consumidores. Mas o que acontece com quem trabalha nesses locais? Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, decidiu avaliar esse impacto e descobriu que certas músicas têm pelo menos um efeito positivo: são capazes de melhorar o trabalho em equipe.

Os pesquisadores conduziram dois experimentos. No primeiro, 78 pessoas foram divididas em dois grupos – um era exposto a músicas alegres e com ritmo estável, como “Yellow Submarine”, dos Beatles, “Walking on Sunshine”, de Katrina and the Waves e “Brown Eyed Girl”, do Van Morrison. A outra metade ouviu bandas de heavy metal menos conhecidas. O nível de cooperação do primeiro grupo foi um terço mais alto que o do segundo.

Outro experimento repetiu o modelo, mas incluiu um terceiro grupo que trabalhou sem música nenhuma. De novo, os funcionários expostos às canções “alto astral” demonstraram maior capacidade de trabalhar em equipe do que os das outras turmas.

No artigo publicado no Journal of Organizational Behavior, os autores dão a dica: a trilha de um estabelecimento deve ser pensada não só para os frequentadores, mas também para quem trabalha no local. Ainda que uma pessoa não goste de certo tipo de música, ela pode ser influenciada de forma inconsciente por ela. Para o bem e para o mal.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS