Pular para o conteúdo

Música faz cerveja ficar mais gostosa, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:41




CERVEJA700 - Música faz cerveja ficar mais gostosa, mostra pesquisa

Uma música pode interferir no gosto da cerveja, segundo estudo publicado no periódico Frontiers in Psychology. Pesquisadores descobriram que informações multissensoriais, como sons, formas e cores, podem influenciar a maneira como percebemos os sabores.

O trabalho teve como pano de fundo um projeto de cervejeiros belgas, que criou uma bebida a partir da identidade musical e visual da banda britânica The Editors, A partir disso, um grupo de pesquisadores da Universidade Vrije Bruxelas e da Universidade Católica Leuven, ambas na Blélgica, realizaram um experimento com 231 consumidores.

Os participantes foram divididos em três grupos. O primeiro, que servia de controle, experimentou a cerveja sem ver o rótulo e sem ouvir qualquer música. Já o segundo grupo visualizou apenas a embalagem enquanto experimentava o produto. E o terceiro viu o rótulo e ainda ouviu uma música da banda enquanto degustava a bebida. Todos escreveram sobre suas expectativas em relação à cerveja antes do teste, e, depois, relataram o quanto haviam gostado dela.

Conclusão? Os consumidores que contaram com as informações visuais e a música foram os que mais apreciaram a cerveja, e os que não viram nem o rótulo foram os que deram os depoimentos menos entusiasmados.

Os autores pretendem, no futuro, ir mais a fundo e tentar descobrir o quanto os sons podem interferir na percepção de diferentes sabores, como o amargo ou o doce. Eles também querem saber se a música pode fazer as pessoas fazerem escolhas mais saudáveis de bebida e comida, por exemplo.

A pesquisa é interessante para quem trabalha com marketing, mas também dá uma ideia do quanto uma festa regada com boa música e um rótulo atraente podem fazer você gostar mais de uma bebida alcoólica.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS