Pular para o conteúdo

Mulheres com TPM podem ser mais propensas a ter pressão alta

Jairo Bouer

14 de outubro


TPM3001 - Mulheres com TPM podem ser mais propensas a ter pressão altaMulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM) podem ter um risco maior de pressão alta, segundo um estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores acompanharam dados de mais de 3.500 mulheres com 25 anos ou mais ao longo de duas décadas. Segundo eles, cerca de um terço das participantes apresentava oscilações no humor, insônia, dores nas costas e outros sintomas antes da menstruação.

Entre essas mulheres, foi observada uma propensão 40% maior a desenvolver pressão alta, inclusive antes dos 40 anos. O resultado foi publicado na Revista Americana de Epidemiologia e divulgado no site britânico Daily Mail.

Não dá para saber exatamente qual a relação entre TPM e pressão arterial. Mas a equipe, liderada pela pesquisadora Elizabeth Bertone-Johnson, acredita que os sistemas hormonais envolvidos nos sintomas sejam os mesmos que provocam a hipertensão.

Se a informação for confirmada, é possível que mulheres com TPM sejam orientadas a medir a pressão com uma frequência maior, a fim de identificar e intervir mais cedo a hipertensão, que pode ter consequências negativas para o sistema cardiovascular.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS