Pular para o conteúdo

Mulheres boazinhas ganham menos que as colegas, mostra estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


CINISMO700

Um estudo mostra que quanto mais boazinha e agradável é uma mulher, menor tende a ser o seu salário. O trabalho, que avaliou o currículo de funcionários e características tidas como mais masculinas ou femininas no ambiente de trabalho, foi publicado no The European Journal of Work and Organizational Psychology.

Mulheres dominantes e assertivas, que expressam claramente suas expectativas, ganham melhor do que suas colegas mais acomodadas, algo que também ocorre com os homens, segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv. No entanto, as mulheres “alfa” ainda ganham menos do que os homens mais “bonzinhos”, de acordo com o estudo, o que é alarmante.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores entrevistaram aleatoriamente 375 homens e mulheres de uma multinacional dinamarquesa comum total de 1.390 empregados. Eles analisaram o currículo, a experiência e o nível de produtividade de cada um, e depois compararam os salários.

Os autores perceberam que as mulheres, de um modo geral, se dedicam mais e recebem menos, em relação aos homens. Para piorar, eles também descobriram que as mais prejudicadas, nas empresas, não têm noção disso, e até acreditam ganhar melhor do que deveriam.

Os pesquisadores esperam, agora, replicar o estudo em Israel e nos Estados Unidos, a fim de confirmar a hipótese.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS