Pular para o conteúdo

Mulher de salto recebe mais ajuda dos homens, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:22




SALTOALTO300 - Mulher de salto recebe mais ajuda dos homens, mostra pesquisaSe você é mulher e quer contar com a ajuda de um homem, use salto alto. É o que sugere um estudo realizado pela Universidade da Bretanha do Sul, na França, e publicada no periódico Archives of Sexual Behavior.

Coordenada pelo professor de ciências do comportamento Nicolas Guéguen, a pesquisa é uma dos primeiras a investigar como a altura do salto de uma mulher pode influenciar o jeito como os homens agem em relação a ela.

Em dois experimentos de campo, Guéguen colocou mulheres com saltos de alturas diferentes para abordar pedestres na rua. Em um deles, elas pediam para que respondessem a uma pesquisa. No outro, deixavam uma luva cair “sem querer”. A conclusão foi clara: a tendência dos homens a colaborar aumentou conforme a altura do salto. Já para outras mulheres, o detalhe não interferiu na decisão de colaborar.

No experimento final, Guéguen descobriu que homens em um bar tendem a puxar conversa primeiro com as mulheres que estão de salto. Para o pesquisador, os resultados provam que os modelos exercem um efeito poderoso sobre o comportamento masculino. O autor do estudo acredita que mais pesquisas devam ser feitas para avaliar se o efeito é exercido pelo salto alto em si, ou pela mudança no jeito de andar que esses sapatos provocam.

A ligação entre sensualidade e salto alto está implícita na nossa sociedade e é reforçada em campanhas publicitárias e filmes eróticos. Isso, de acordo com Guéguen,  talvez tenha incutido nos homens a ideia de que toda mulher que usa salto tem alguma intenção sexual. Não é bem assim, né? Mas essa reação diferente provocada no sexo oposto talvez explique por que tantas mulheres adoram comprar sapatos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS