Pular para o conteúdo

Médicos britânicos criam app que ajuda a controlar a ingestão de álcool

Jairo Bouer

14/10/2019 19:29




BEBIDA300 - Médicos britânicos criam app que ajuda a controlar a ingestão de álcoolVocê acha que está bebendo demais? Que tal contar com ajuda de um aplicativo que diz se você ultrapassou as doses recomendadas para a semana? Médicos do Reino Unido desenvolveram uma ferramenta para celular com esse objetivo, chamada de Alcohol Tracker (algo como Rastreador de Álcool, em tradução livre).

Um comentário publicado na edição do periódico Innovations, do British Medical Journal, explica que o app foi feito com base em evidências clínicas e, além de indicar o limite de consumo semanal recomendado, fornece dicas e linhas de apoio a usuários para ajudá-los a controlar a ingestão de álcool.

Claro que a ferramenta não funciona como mágica. O usuário precisa entrar no aplicativo e registrar quais tipos de bebidas consumiu e em qual quantidade (taça, copo, caneca etc). Como se fosse um diário. Imediatamente a ferramenta transforma as medidas informadas em unidades e emite um aviso para dizer se o limite diário ou semanal foi ultrapassado.

A Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres.

Os teores de álcool variam entre os tipos e marcas de bebida, mas, para se ter uma ideia, uma unidade equivale a uma taça pequena de vinho ou um copo de 300 ml de cerveja. Já uma dose de 50 ml de vodca, pinga ou uísque pode representar mais de duas unidades.  É possível encontrar algumas ferramentas que ajudam a fazer o cálculo no Brasil, pela internet, mas certifique-se de que a fonte é confiável – alguma universidade ou o Ministério da Saúde, por exemplo.

Também é importante lembrar que o consumo de grande quantidade de álcool em uma única ocasião, chamado de “binge drinking”, é arriscado. Portanto, não é boa ideia ingerir todo o limite da semana em uma única noite.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS