Pular para o conteúdo

Livro de papel ainda é o melhor presente para quem quer dormir bem

Jairo Bouer

14/10/2019 19:23




TECNOLOGIACASAL300 - Livro de papel ainda é o melhor presente para quem quer dormir bemVocê pediu um tablet de Natal para ler com mais conforto? Esses gadgets realmente oferecem uma série de vantagens e não ocupam espaço na estante. Mas se você tem alguma dificuldade para dormir e costuma acordar cansado, é melhor pedir um livro comum para o Papai Noel.

Vários estudos já mostraram que a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos interfere na liberação de melatonina, o hormônio do sono. Por isso, levar o tablet para a cama antes de dormir atrapalha o ciclo circadiano, espécie de relógio natural do organismo que é baseado na luz natural.

Em um experimento recente, pesquisadores das universidades de Penn State e de Harvard, nos Estados Unidos, compararam os efeitos da leitura antes de dormir entre usuários de tablets e de livros comuns. Eles observaram 12 adultos por duas semanas e monitoraram seus níveis de melatonina, além de outras medidas relacionadas ao sono.

Quem usava e-readers demorava quase 10 minutos a mais para adormecer e tinha uma quantidade significativamente menor de REM (movimento rápido dos olhos), aquela fase de sono profundo em que as pessoas sonham. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira no Proceedings of the National Academy of Science.

Os usuários de aparelhos eletrônicos ficavam mais cansados no dia seguinte e levavam mais tempo para ficar com a mente alerta. Os pesquisadores ainda avisam que os efeitos podem ser piores na “vida real”, uma vez que o ambiente de pesquisa é controlado. E lembram que as pessoas têm dormido cada vez menos, o que pode ter consequências graves à saúde a longo prazo.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS