Pular para o conteúdo

Jovem quer casar logo quando a mãe se casou cedo e deu certo

Jairo Bouer

14/10/2019 19:40




CASAMENTO700 - Jovem quer casar logo quando a mãe se casou cedo e deu certo

Filhas e filhos de mulheres que se casaram cedo tendem a querer casar cedo também, por volta dos 20 anos. Mas só quando as mães continuaram casadas até a idade deles. Os jovens que viram os pais se divorciarem tendem a ir mais devagar, na tentativa de não cometer os mesmos. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

O trabalho, publicado no Journal of Family Psychology, analisou dados de mais de 2.500 mulheres e seus 3.900 filhos. Cerca de 88% dos jovens entrevistados tinham de 13 a 24 anos em meados da década de 1980. E quase 40% das mães divorciadas tinham se casado por volta dos 20 anos.

Os pesquisadores perceberam que, nos casos em que as mães haviam se separado e, principalmente, arrumado um novo parceiro, os jovens passaram a ter expectativas reduzidas em relação ao casamento. Assim, esperaram mais para oficializar a união com namorados ou namoradas.

De acordo com os autores, liderados por Claire Kamp Dush, quem espera para se casar tende a ter um relacionamento conjugal mais maduro. Embora isso não seja garantia de que um casamento mais longevo, as chances são mais altas. Vale lembrar que presenciar a separação dos pais é sempre algo complicado para as crianças, e pode resultar até em problemas psicológicos ou psiquiátricos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS