Pular para o conteúdo

Jovem deprimido também costuma ter problemas digestivos, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:26




DEPRESSAO300 - Jovem deprimido também costuma ter problemas digestivos, mostra pesquisaUm em cada três adolescentes tem um transtorno mental e também uma doença física crônica. E há algumas associações mais comuns do que outras, segundo estudo realizado na Suíça.

Uma delas é a ocorrência de depressão em conjunto com problemas digestivos. Outros “pares”comuns são transtornos alimentares e convulsões, além de transtornos de ansiedade com artrite, problemas do coração ou, de novo, problemas do sistema digestivo.

O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade da Basileia e da Ruhr-Universität Bochum, avaliou 6.500 adolescentes norte-americanos de 13 a 18 anos. Os resultados foram publicados na revista Psychosomatic Medicine.

Segundo os pesquisadores, 35,3% das crianças e adolescentes apresentavam pelo menos um transtorno mental e uma doença física crônica. Independente de idade, sexo e condição socioeconômica, a correlação mais comum encontrada foi depressão e problemas digestivos.

De acordo com o principal autor, Maion Tegethoff, pesquisas futuras devem identificar fatores de risco, bem como os mecanismos biológicos e psicológicos responsáveis por essas associações. Por enquanto, os cientistas não podem afirmar por que certas doenças costumam ocorrer de forma simultânea. Com essas informações, quem sabe seja possível estabelecer abordagens interdisciplinares para ajudar no tratamento dos jovens.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS