Pular para o conteúdo

Hormônio do desejo cai após um ano de relacionamento, mostra estudo

Jairo Bouer

14/10/2019 19:27




Pesquisadores descobriram que os homens apresentam uma queda drástica nos níveis de testosterona, hormônio masculino associado ao desejo sexual, após 12 meses em uma relação estável.

Uma equipe da Universidade de Worcester, nos EUA, acompanhou 75 homens com idades entre 18 e 39 anos. Aqueles em relacionamento mais sério tiveram uma queda de quase um terço nos níveis hormonais.

Para o autor do estudo, Daniel Farrelly, essa alteração pode ter sido útil, ao longo da evolução humana, para tornar os homens mais aptos a cuidar dos filhos.

Já no início do relacionamento, quando ainda há receio em perder a parceira para eventuais concorrentes e os olhos ainda estão abertos para outras candidatas, a testosterona mais elevada também teria sido algo importante. O estudo foi publicado na revista Evolutionary Psychology, e divulgado no jornal britânico Daily Mail.

Os resultados indicam que existe uma razão para o homem dar uma “esfriada” no primeiro aniversário de namoro ou casamento. Se o casal não estiver interessado em ter filhos nessa fase, talvez seja o caso de “avisar” o próprio o corpo que ainda não é hora de se acomodar. E sair um pouco da rotina pode ser uma forma de fazer isso.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS