Pular para o conteúdo

Homens gostam de competição, mas mulheres também

Jairo Bouer

14/10/2019 19:19




COMPETICAO300 - Homens gostam de competição, mas mulheres tambémVocê acha que os homens são mais chegados em competição do que as mulheres? Pois uma equipe de pesquisadores finlandeses decidiu testar se esse estereótipo procede. A conclusão? Homens realmente preferem atividades competitivas às que envolvem cooperação. Já para as mulheres, ambas são bem-vindas.

O estudo, publicado na revista científica PLoS ONE, envolveu 130 voluntários, sendo 50 do sexo feminino. Eles foram convidados a participar de jogos digitais de caráter competitivo e cooperativo.

Enquanto jogavam, exames mediam as contrações de seus músculos da face, a temperatura da pele e a frequência cardíaca, dados que ajudam a aferir respostas emocionais. Além disso, os pesquisadores também anotaram as sensações relatadas pelos participantes.

Os homens apresentaram bem mais respostas positivas aos jogos de competição, mas entre as mulheres não houve diferenças significativas. Ou seja: não é porque elas gostam de atividades cooperativas que deixam de apreciar as competitivas.

Para um dos autores do estudo, Matias Kivikangas, o experimento comprova que parte do estereótipo é falsa. Mas ele admite que são necessárias mais pesquisas para avaliar, por exemplo, se essa indiferença dos homens em relação a atividades de cooperação é inata ou se tem mais a ver com a expectativa que se tem sobre eles.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS