Pular para o conteúdo

Homem sofre alteração hormonal antes de virar pai, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


PAIS300 - Homem sofre alteração hormonal antes de virar pai, diz estudoUm estudo mostra que homens apresentam alterações hormonais pouco antes de ter filhos. Eles têm seus níveis de testosterona e estradiol reduzidos enquanto suas parceiras estão grávidas, de acordo com trabalho da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Outros estudos já haviam indicado que os homens apresentam mudanças hormonais assim que seus filhos nascem. A pesquisa atual é a primeira a mostrar que isso acontece um pouco antes, como se houvesse uma transição para a paternidade.

Segundo o principal autor do estudo, o professor de psicologia Robin Edelstein, essas alterações hormonais podem ter implicações importantes para o comportamento dos homens, assim como ocorre com as mulheres grávidas.

Para chegar à conclusão, Edelstein e sua equipe examinaram os hormônios de 29 homens e mulheres prestes a ter o primeiro filho. Os participantes tinham de 18 a 45 anos, e as amostras foram colhidas quatro vezes durante o pré-natal.

Enquanto os homens apenas apresentaram redução nos níveis de dois hormônios, as mulheres apresentaram aumentos significativos na testosterona (ligado à agressividade), no estradiol (associado a cuidado e união), na progesterona ( associado à proximidade social e ao comportamento materno) e também no cortisol (o hormônio do estresse).

Os pesquisadores advertem, no entanto, que são necessárias mais pesquisas para checar se as alterações hormonais verificadas nos homens foram resultado de fatores como o envelhecimento ou se realmente têm a ver com a paternidade. Se for a segunda opção, os futuros papais vão ter reais motivos para dizer que, de certa forma, também ficam “grávidos”.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS