Pular para o conteúdo

Gastar o tempo livre sentado pode elevar risco de certos tipos de câncer

Jairo Bouer

14 de outubro 2019 7:29




O que você faz quando tem tempo livre? Aproveita para ler, se inteirar das notícias ou ver o que os amigos estão fazendo nas redes sociais? Talvez seja melhor levantar da cadeira e dar uma volta. Um estudo mostra que ficar sentando durante o período de lazer aumenta o risco de câncer, pelo menos para as mulheres.

O trabalho, publicado no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, descobriu que o hábito aumenta o risco de mieloma múltiplo (câncer na medula óssea), câncer de mama e de ovário mesmo quando fatores como obesidade e prática de atividade física são isolados.

Avanços tecnológicos têm feito muita gente deixar de fazer atividades ao ar livre quando não estão na escola ou no trabalho. E foi isso que incentivou os autores do estudo, da Sociedade Americana para o Câncer.

A equipe, liderada pelo pesquisador Alpa Patel, avaliou dados de 146 mil homens e mulheres saudáveis. Desse total, 18.555 homens e 12.236 mulheres foram diagnosticados com câncer. Passar o tempo de lazer sentado foi associado a um risco 10% maior para as mulheres. Já entre homens não foi encontrada ligação evidente. Os autores esperam que estudos futuros ajudem a entender melhor as diferenças de resultado encontradas entre os gêneros.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS