Pular para o conteúdo

Fotos produzidas demais podem afastar um pretendente na internet?

Jairo Bouer

14 de outubro


RELACIONAMENTO300Muita gente dá aquela melhorada no visual para tirar fotos e depois divulgá-las nas redes sociais e nos sites de relacionamento, a ponto de deixar óbvio que a imagem foi produzida. Isso é bom ou ruim para atrair o sexo oposto?  Segundo um estudo realizado pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, depende se você é homem ou mulher.

Os pesquisadores descobriram que  fotografias produzidas de mulheres aumentam o poder de atração para os homens, mas também baixam o nível de confiança deles em relação às candidatas. Já fotos melhoradas de homens também atraem mais as mulheres e, ao contrário do que acontece com eles, não há perda de confiabilidade.

As conclusões do estudo foram apresentadas na conferência anual da Associação Internacional de Comunicação em Porto Rico.

O trabalho contou com 305 homens e mulheres heterossexuais, com idades entre 17 e 36 anos. Todos eles foram submetidos a diferentes imagens do sexo oposto – algumas eram produzidas (com iluminação artificial, maquiagem e cabelo feitos) e outras, naturais.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que caprichar na foto do perfil faz toda a diferença para quem decide usar a internet para encontrar um relacionamento. Mas os pesquisadores queriam saber se exagerar na produção não poderia gerar o efeito oposto – afastar possíveis candidatos, que ficariam desconfiados com a ideia de que a imagem do perfil era “boa demais para ser verdadeira”. E a confiança exerce um papel importante nesse tipo de relação.

Mas, de acordo com os resultados, parece que forçar um pouquinho a barra é aceitável nas paqueras on-line. Mesmo os homens, que relataram uma menor confiança nas candidatas com fotos produzidas, demonstraram maior desejo de conhecer as donas desses perfis. Os pesquisadores concluíram que, pelo menos à primeira vista, atração é mais importante que confiança.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS