Pular para o conteúdo

Exigência masculina pode arruinar a vida sexual das mulheres, sugere estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


PROSTITUICAO700

Mulheres que acreditam que o parceiro está em busca de “padrão ouro” na cama podem desenvolver uma disfunção sexual, segundo pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Kent, no Reino Unido. A conclusão foi publicada no periódico Archives of Sexual Behavior.

O estudo buscou avaliar como o perfeccionismo —  definido como a busca pela perfeição e a tendência a fazer autoavaliações críticas  demais — pode afetar a autoestima e a vida sexual das mulheres.

O trabalho, coordenado pelo professor Joachim Stoeber, contou com 366 mulheres, com idades entre 20 e 30 anos. Uma parte era formada por estudantes de graduação e outra, por usuárias de internet. Todas responderam a dois questionários, com dois meses de intervalo entre eles.

A equipe estabeleceu quatro tipos de perfeccionismo sexual: o que é imposto pela própria mulher (ela acha que tem que ser perfeita na cama), o que é imposto ao parceiro (ela acha que ele tem que ser perfeito), o que a mulher atribui ao parceiro (ela acha que ele é perfeccionista) e, por último, o que a mulher atribui à sociedade (ela acha que as outras pessoas esperam isso  dela).

Eles descobriram que, dentre os quatro, o perfeccionismo que mais afeta as mulheres é aquele atribuído ao parceiro. Essa ideia de que o cara exige que ela seja muito boa de cama ameaça a aautoestima e pode resultar em disfunção sexual, especialmente a que envolve a excitação e a lubrificação (outras disfunções possíveis são a falta de vontade de transar ou a dificuldade de chegar ao orgasmo).

Os resultados podem ser úteis para que médicos e terapeutas especializados em sexualidade ajudem suas pacientes. Mas também devem servir de reflexão: será que os homens não estão exigindo demais das parceiras, esperando que elas reproduzam tudo o que eles assistem na internet? Ou será que eles estão sendo mal-interpretados? Vale lembrar que uma boa comunicação pode ser o melhor remédio para a vida sexual de um casal.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS