Pular para o conteúdo

Exercício na adolescência previne morte por doença na meia-idade

Jairo Bouer

14 de outubro


happyexercise300Mulheres que se exercitaram durante a adolescência têm um risco menor de morrer de câncer ou qualquer outra doença por volta dos 40 anos e na maturidade. A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos EUA, e do Instituto de Câncer Shanghai, na China.

Os pesquisadores analisaram dados de uma grande pesquisa chinesa, com quase 75 mil mulheres de 40 a 70 anos. Todas elas foram entrevistadas e revelaram informações sobre a prática de exercícios ao longo da vida. Eles consideraram como “atividade física regular” aquela que ocorria pelo menos uma vez por semana por ao menos três meses consecutivos.

Eles descobriram que, ainda que as mulheres tivessem interrompido a atividade física na vida adulta, o fato de terem praticado algum esporte na adolescência ajudou a diminuir o risco de morte por câncer e outras doenças de forma discreta, mas significativa.

Já aquelas que se exercitaram durante a adolescência e também depois tiveram uma redução de 20% no risco de morte por qualquer causa, de 17% por doença cardiovascular e de 13% por câncer.

O trabalho foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer.

A equipe diz que o próximo passo é estudar mais a fundo a influência da atividade física na juventude para a prevenção das doenças crônicas, até para entender melhor os mecanismos que fazem com que elas sejam deflagradas. De qualquer forma, fica a dica: se você ainda não começou a se exercitar regularmente, saiba que, quanto antes você começar, maiores serão os benefícios a longo prazo.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS