Pular para o conteúdo

Exercício aeróbico protege cérebro de esquizofrênicos, diz estudo

Jairo Bouer

14/10/2019 19:41




correr700 - Exercício aeróbico protege cérebro de esquizofrênicos, diz estudo

Um estudo britânico mostra que exercícios aeróbicos podem ajudar bastante quem sofre de esquizofrenia. O trabalho, feito na Universidade de Manchester, avaliou dados de dez estudos clínicos, com um total de 385 pacientes.

Os pesquisadores, coordenados por Joseph Firth, descobriram que cerca de 12 semanas de treinamento físico aeróbico podem melhorar significativamente o funcionamento do cérebro dos indivíduos com o transtorno. Os dados foram publicados no periódico Esquizofrenia Bulletin.

As fases agudas da esquizofrenia são marcadas por alucinações e delírios, geralmente tratáveis com medicação. No entanto, muitos pacientes se preocupam com déficits cognitivos associados à doença, como falta de memória, processamento alterado das informações e perda de concentração.

Exercícios como corrida, caminhadas e uso da bicicleta ergométrica podem, junto com os remédios, a manter o cérebro afiado, segundo os pesquisadores. Vale lembrar que indivíduos saudáveis também têm o mesmo benefício com a atividade física.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS