Pular para o conteúdo

Estudo lança nova luz sobre relação entre personalidade e saúde

Jairo Bouer

14/10/2019 19:23




TIMIDEZ300 - Estudo lança nova luz sobre relação entre personalidade e saúdePesquisadores da Universidade de Nottingham e da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, encontraram evidências de que alguns aspectos da personalidade podem ter relação com a saúde.

A equipe, formada por psicólogos, examinou a relação de certas características das pessoas, como ser extrovertido ou cauteloso, e expressões de genes que podem interferir na saúde, controlando a atividade do nosso sistema imunológico.

Com análises de DNA, os pesquisadores encontraram uma associação entre cinco grandes traços de personalidade humana e dois grupos de genes ativos em células brancas do sangue (leucócitos), sendo um deles ligado à inflamação.

Foram recrutados para a pesquisa 121 adultos saudáveis e de etnias diferentes, sendo que 86 eram mulheres. A idade média era de 24 anos e todos tinham um IMC (Índice de Massa Corporal) médio de 23. Outros fatores ligados à saúde, como tabagismo e alimentação inadequada, foram isolados.

Os voluntários completaram um teste de personalidade que mede características como extroversão, neuroticismo, abertura, afabilidade e cautela. Também foram feitos exames de sangue para analisar a expressão gênica dos participantes.

Segundo o líder do estudo, o professor Kavita Vedhara, da Universidade de Nottingham, a extroversão foi significativamente associada a um aumento da expressão de genes pró-inflamatórios e a consciência, a uma redução. Em outras palavras, indivíduos que estariam mais propensos a infecções, por serem mais extrovertidos e terem mais contato com outras pessoas, parecem ter um sistema imunológico mais capacitado para lidar com isso.

Já pessoas mais cautelosas, ou conscienciosas, respondem pior a infecções, e o traço de personalidade seria uma forma de se proteger. A dúvida dos pesquisadores é sobre o que veio primeiro: as características biológicas ou as psicológicas.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS