Pular para o conteúdo

Estudo explica associação entre a vitamina B12 e o aparecimento da acne

Jairo Bouer

14 de outubro


ACNE300Pesquisadores descobriram que a acne pode ser desencadeada por uma vitamina. Segundo um estudo, a B12, encontrada em carnes, peixes e laticínios, acelera a atividade de bactérias que fazem com que as espinhas se desenvolvam na pele.

Os cientistas, da Universidade da Califórnia, dizem que a descoberta explica por que algumas pessoas que tomam suplementos de vitamina B12 têm crises de acne. E eles esperam que isso leve a novos tratamentos contra o problema.

A equipe explica que a vitamina altera a atividade metabólica das bactérias Propionibacterium acnes. Elas passam a secretar um composto inflamatório que, por sua vez, gera as espinhas. Mas o efeito não é o mesmo para todo mundo – algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras devido à complexa interação com esses micro-organismos.

Vale lembrar que não dá para ficar sem vitamina B12, que tem papel fundamental no funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso, e também na formação de células vermelhas. A deficiência da vitamina pode levar a fadiga e falta de energia.  Veganos radicais, que não consomem produtos de origem animal, com frequência precisam de suplementação.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS