Pular para o conteúdo

Estudo diz que casados comem melhor, mas pesam mais

Jairo Bouer

14/10/2019 19:29




CASAMENTO300 - Estudo diz que casados comem melhor, mas pesam maisMuitos estudos já mostraram que o casamento tem influência positiva sobre a saúde e a expectativa de vida. Por outro lado, muitas pesquisas também indicaram pelo menos um “lado negro” de juntar os trapos: alguns quilos a mais na balança.

Para confirmar esse resultado, pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, e do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, na Alemanha, compararam o Índice de Massa Corporal (IMC) de casais e solteiros de nove países europeus. Ao todo, foram entrevistadas mais de 10 mil pessoas. Os resultados foram publicados na revista Social Science & Medicine.

Eles chegaram à conclusão que casados tendem a se alimentar melhor do que solteiros, mas também fazem menos atividade física. No final das contas, quem subiu ao altar acaba apresentando IMC mais elevado. E isso resulta em fator de risco para doenças crônicas, como diabetes e problemas no coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o IMC é considerado normal fica entre 18,5 e 25. O excesso de peso é definido com um índice entre 25 e 30, e a obesidade, como acima de 30. O IMC médio dos homens solteiros do estudo foi de 25,7, contra 26,3 dos casados. Para as mulheres, o índice médio foi de 25,1 para as solteiras e de 25,6 para as casadas. Fatores como idade, status socioeconômico e nacionalidade foram isolados.

Embora as diferenças sejam pequenas, elas são significativas. Em uma mulher com 1,65 metro de altura ou um homem com 1,80, representam uma diferença de cerca de 2 quilos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS