Pular para o conteúdo

Estudo avalia como a barba atrai as mulheres

Jairo Bouer

14 de outubro


barba700

Uma pesquisa científica revela que mulheres tendem a achar homens de barba mais atraentes ao levar em consideração um relacionamento de longo prazo. Isso porque, de forma inconsciente, elas associam os pelos no rosto como sinal de fertilidade.

A conclusão acima é de um experimento realizado com mais de 8.500 mulheres, por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália.

A equipe, liderada por Barnaby Dixon, usou manipulação gráfica para transformar fotos de homens, a fim de que alguns tivessem rosto liso, alguns pelos ou muita barba. Também foram alterados detalhes como maçãs do rosto, queixo e outras características, para tornar a face mais ou menos masculinizada.

Rostos muito delicados, ou femininos, foram os menos apreciados pelas mulheres, especialmente quando a os pelos eram totalmente eliminados das fotos. Os homens com um pouco de barba foram os que receberam melhores notas para relacionamentos de curto prazo. E, embora os barbados tenham sido os mais eleitos para relações mais longas, homens com traços excessivamente masculinos também foram rejeitados pelas julgadoras.

Os resultados, publicados no Journal of Evolutionary, mostram que a atual moda pode fazer sentido para quem quer namorar sério. Mas, cuidado: o visual “troglodita” não caiu no gosto feminino.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS