Pular para o conteúdo

Estudo associa transtornos mentais a risco de doença cardiovascular

Jairo Bouer

14 de outubro


happyexercise300 - Estudo associa transtornos mentais a risco de doença cardiovascularPessoas com transtornos mentais podem ter um risco muito maior de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral  (AVC) do que a população em geral.  E o que mostra um estudo apresentado recentemente no Congresso de Saúde Cardiovascular no Canadá.

A pesquisa, liderada pela médica Katie Goldie, do Centro de Dependência e Saúde Mental daquele país, analisou um banco de dados representativo do Canadá para avaliar pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão e ansiedade.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que sofreram com alguns desses transtornos psiquiátricos em alguma fase da vida apresentavam duas vezes mais probabilidade de ter acidente vascular cerebral ou doença cardíaca.

Além disso, os que usavam medicamentos para essas doenças, como antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor ou antipsicóticos, eram duas vezes mais propensos a ter doenças do coração e três vezes mais propensos ao acidente vascular cerebral.

A autora do estudo sugere que pessoas com transtornos mentais adotam comportamentos que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como má alimentação, tabagismo, consumo de álcool e sedentarismo.

Outra questão é o efeito colateral de certos medicamentos, como o aumento de peso e o metabolismo alterado de gorduras e açúcares. Por último, a autora também acredita que a vergonha de falar de suas condições faz com que muitas dessas pessoas não procurem atendimento médico.

Os pesquisadores concluíram que os profissionais de saúde devem dar atenção a pacientes com transtornos psiquiátricos, incentivando exames de rotina e intervenções que ajudem a reduzir o risco cardiovascular, como ter uma dieta saudável, fazer exercícios e parar de fumar. Além disso, o controle do estresse também é importante.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS