Pular para o conteúdo

Estudo aponta relação entre câncer anal e HPV em mulheres

Jairo Bouer

14 de outubro


HPV700

Um estudo realizado com mulheres mostra a conexão entre o câncer de ânus e a infecção pelo HPV, o papilomavírus humano. Os resultados foram publicados na revista Obstetrics & Gynecology.

Pesquisadores do hospital Mulheres & Crianças, do grupo Care New England, nos Estados Unidos, avaliaram 273 mulheres, divididas em pacientes de alto risco (aquelas com histórico de câncer cervical, vaginal e de vulva) e de baixo risco (sem histórico de câncer ou de anormalidades no exame de papanicolau).

Todas elas passaram por exames de rastreamento para câncer anal, que envolviam a análise de células da mucosa (citologia) e presença de HPV, sendo que em alguns casos também foram feitas biópsias.

No grupo de alto risco, 40% apresentaram anormalidades no exame de citologia e 20,8% apresentaram resultado positivo para subtipos de HPV associados ao câncer. Entre as pacientes de baixo risco, 21,7% apresentaram anormalidades e apenas 1,2% tinha algum HPV ligado ao câncer.

De acordo com os pesquisadores, o câncer anal é mais comum entre as mulheres, e cinco vezes mais frequente entre aquelas com histórico de câncer cervical, vaginal ou vulvar, que estão ligados ao HPV. Por isso, eles sugerem que algumas mulheres com resultado positivo para o vírus poderiam se beneficiar de exames periódicos para pesquisa de câncer anal.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS