Pular para o conteúdo

Em certos países, cinismo pode ter efeito negativo no salário

Jairo Bouer

14/10/2019 19:28




CINISMO300 - Em certos países, cinismo pode ter efeito negativo no salárioVocê se acha cínico? Pois saiba que isso pode ter um efeito negativo sobre o seu salário se você estiver em um país desenvolvido, segundo pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia.

Pesquisadores do Instituto de Sociologia e Psicologia Social da Universidade de Colônia, na Alemanha, analisaram dados de diversos estudos para chegar à conclusão. Os dois primeiros confirmaram a tese, e contavam com mais de 1.500 empregados europeus e norte-americanos.

Depois, eles avaliaram uma amostra representativa de cerca de 16 mil empregados na Alemanha e descobriram que, após um período de nove anos, os menos cínicos ganhavam 300 dólares por mês a mais que os indivíduos com essa característica.

O estudo final teve como objetivo avaliar a universalidade desses achados, e envolveu dados de 41 países europeus. A conclusão foi que essa associação entre cinismo e menor renda foi mais forte nos países com níveis mais baixos de homicídio e mais elevados de comportamento altruísta.

Nos países em que há mais crimes e comportamento anti-social, os cínicos não necessariamente ganham menos, adverte a principal autora, a pesquisadora Olga Stavrova. É possível que essa relação, portanto, não valesse para o Brasil.

De qualquer forma, os resultados, publicados no periódico Journal of Personality and Social Psychology, são um bom alimento para reflexão. Para Stavrova e sua equipe, os cínicos são menos propensos a confiar nos outros e, por isso, tendem a abrir mão das oportunidades que envolvem cooperação. Eles também evitam pedir ajuda, o que pode, eventualmente, comprometer seu sucesso econômico.

Os pesquisadores também acreditam que empregados cínicos podem ser mais propensos a investir mais recursos para se proteger dos outros, o que significa concentrar-se menos no trabalho em si.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS