Pular para o conteúdo

Dormir com bicho de estimação pode melhorar o sono, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


pet300Se você  não resiste aos pedidos insistentes do seu animal de estimação para dormir com você, aqui vai uma boa notícia: segundo uma pesquisa, a presença do “melhor amigo” no quarto pode ter consequências positivas para o sono.

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, havia informações limitadas sobre o quanto a presença do pet no quarto pode ter influência sobre o sono dos donos, por isso eles decidiram fazer um levantamento sobre o assunto.

A equipe entrevistou 150 pacientes do centro de medicina do sono da clínica, dos quais 74 relataram possuir pelo menos um animal de estimação (especialmente cão ou gato). Mais da metade dos donos permitia que o bicho dormisse no quarto ou mesmo na cama.

Apesar de 20% deles admitirem que os animais às vezes atrapalhavam, porque ficavam vagando no quarto ou choramingando, 41% acreditavam que eles ajudavam no sono, por proporcionar segurança, relaxamento e companhia. O resultado foi mais frequente para os solteiros.

Para os autores, essa sensação de conforto é importante para o sono, que depende de relaxamento físico e mental para ser de qualidade.  O estudo tem limitações, mas pelo menos pode servir de justificativa para quem ouve críticas por dividir o quarto com um animal de espécie diferente.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS