Pular para o conteúdo

Discriminação leva ao consumo abusivo de álcool, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


bullying700 - Discriminação leva ao consumo abusivo de álcool, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram que a discriminação pode levar ao abuso de álcool entre minorias. Estudos anteriores já tinham chamado atenção para o impacto do preconceito na saúde física, mas este foi focado na bebida.

A equipe chegou à conclusão após avaliar 97 estudos científicos de qualidade sobre o tema. Do total, 71 tratavam da discriminação racial, enquanto os outros eram sobre grupos que sofrem preconceito por sua orientação sexual ou gênero.

Os resultados, publicados no periódico Social Science & Medicine, comprovam que o preconceito leva ao estresse e, como consequência, ao risco mais alto de desenvolver problemas com a bebida, como a dependência. Em outras palavras, enfrentar a discriminação no dia a dia é algo que tem um forte impacto sobre a saúde física e mental de uma pessoa.

Os autores observam que são necessários mais estudos com outros grupos que costumam enfrentar preconceito, e também detalhar melhor as formas de discriminação que causam mais impacto.

 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS