Pular para o conteúdo

Desligue a TV ou tire o fone de ouvido para comer

Jairo Bouer

14 de outubro


maca700

Está difícil comer menos e emagrecer? Experimente desligar a TV ou tirar o fone do ouvido ao fazer suas refeições. Segundo cientistas da Universidade do Estado do Colorado, escutar a própria mastigação é uma forma de aumentar a consciência sobre o que você leva para dentro do estômago e diminuir a quantidade de comida consumida.

A equipe realizou três experimentos separadamente para chegar às conclusões. Em um dos testes, voluntários eram convidados a comer um salgado enquanto usavam fones de ouvido com ruídos altos ou baixos.

No grupo em que o ruído era suficiente para mascarar o som da mastigação, as pessoas comeram mais – em média quatro pretzels, em comparação com apenas 2,75 dos participantes que lancharam em silêncio. Os autores afirmam que a diferença pode parecer pequena, mas, ao longo de uma semana ou de um mês, tem efeito na balança.

Em outra parte da pesquisa, a equipe descobriu que até mesmo fazer as pessoas imaginarem o barulho da comida sendo triturada na boca é capaz de influenciar a ingestão de comida.

O resultado é consistente com outros estudos que chamam atenção para o risco de fazer as refeições na frente à TV ou do computador, já que, distraídas, as pessoas tendem a comer mais do que precisam. Assim, se você precisa perder peso, procure um local silencioso para fazer as refeições e encha seu prato com vegetais crocantes.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS