Pular para o conteúdo

Deixe para checar seus e-mails só de vez em quando, sugere pesquisador

Jairo Bouer

14 de outubro


INBOX300 - Deixe para checar seus e-mails só de vez em quando, sugere pesquisadorSeus e-mails estão te deixando louco? Então feche o outlook e deixe para verificá-los mais tarde. Um estudo feito na Universidade de British Columbia sugere que limitar a checagem da caixa de entrada pode ajudar a reduzir o estresse psicológico.

O trabalho contou com um grupo de 125 voluntários, incluindo estudantes, analistas financeiros e médicos, entre outros profissionais. Parte deles foi instruída a limitar a verificação dos e-mails a apenas três vezes ao dia durante uma semana. A outra parte tinha que checar a caixa de entrada o mais rápido possível, ou seja, mais ou menos o que os participantes já faziam no dia a dia.

Durante o estudo, publicado no periódico Computers in Human Behavior, os participantes também responderam a pesquisas diárias, incluindo informações sobre seus níveis de estresse.

Os resultados mostram que as pessoas passaram a se sentir menos estressadas ao limitar a checagem dos e-mails. Mas o principal autor do estudo, Kostadin Kushlev, admite que o conselho não é tão fácil de ser seguido.

A ideia da pesquisa surgiu pelo próprio incômodo de Kushlev com os e-mails que não param de chegar. E ele diz que, agora, só verifica a caixa de entrada algumas vezes ao dia, em vez de responder as mensagens conforme elas chegam. E garante que o estresse diminuiu.

O pesquisador acredita que a medida deve ser incentivada pelas empresas para ajudar a combater o estresse entre os funcionários. Mas será que alguma companhia tem coragem de dar uma orientação dessas à equipe?

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS