Pular para o conteúdo

Converse com um garoto e você pode prever se ele vai morar com o filho

Jairo Bouer

14/10/2019 19:36




gravidezadolescencia700 - Converse com um garoto e você pode prever se ele vai morar com o filho

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, ao analisar as opiniões de um adolescente em relação a sexo seguro, contracepção e gravidez, é possível descobrir se ele vai viver, ou não, com os filhos, no futuro.

O trabalho, feito na faculdade de medicina da Universidade Northwestern, é um dos únicos focados em garotos e paternidade. Os pesquisadores analisaram dados de um grande estudo longitudinal que conta com uma amostra representativa dos adolescentes e adultos jovens norte-americanos, em um intervalo de 20 anos.

Os adolescentes tiveram que responder a afirmações do tipo “Se você tiver relações sexuais, será mais respeitado pelos amigos”, e “Métodos de controle de natalidade interferem no prazer sexual”. Os pesquisadores, depois, checavam qual o status dos rapazes – se tinham casado muito cedo e se viviam com um ou mais filhos.

Os jovens que demonstravam pouca preocupação em fazer sexo sem camisinha foram 30% mais propensos a se tornar um pai não residente, ou seja, a viver sem os filhos, uma situação que é muito comum em casos de gravidez indesejada e quando o casal é jovem demais.

Aqueles que, na adolescência, achavam que não seria o fim do mundo engravidar uma garota foram 20% mais propensos a viver sem os filhos mais tarde. Já os garotos que entendiam melhor a eficácia dos métodos de contracepção apresentaram 28% menos risco de ser um pai não residente.  Os resultados foram publicados no periódico Journal of Adolescent Health.

Os resultados sugerem que intervenções, como uma educação sexual mais consistente nas escolas e em casa, podem literalmente mudar o destino de um homem. Além, é claro, de mudar a vida de uma mulher e dos filhos desse casal.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS