Pular para o conteúdo

Como não ser engolido pela sua caixa de entrada

Jairo Bouer

14 de outubro


INBOX700

Uma pesquisa no Reino Unido chama atenção para o fato de que os e-mails se tornaram um fardo para as pessoas, principalmente agora que as notificações da caixa de entrada aparecem não só no computador, mas também no celular a todo momento.

O levantamento foi realizado pelo Future Work Centre, uma entidade que estuda a relação das pessoas com o trabalho. Após entrevistar cerca de 2.000 trabalhadores de diferentes setores, eles concluíram que, apesar de ser uma ferramenta incrivelmente útil, os e-mails interrompem a linha de pensamento das pessoas o tempo todo, o que gera um nível de estresse significativo e perda de produtividade. Sem contar que acaba com o equilíbrio entre vida profissional e particular.

Os resultados, que serão apresentados no dia 7 na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia, mostram que 62% dos entrevistados conferem a caixa de entrada durante todo o período em que estão acordados, e não apenas no horário de trabalho. A sensação de ser pressionado pelos e-mails é mais comum, segundo a pesquisa, em trabalhadores que assumem cargos de gerência. E os mais afetados são aqueles que checam os e-mails assim que acordam e pouco antes de dormir.

A equipe do centro faz algumas recomendações para as pessoas que não conseguem se desligar dos e-mails, como desativar as notificações e deixar para verificar a caixa de entrada apenas no horário de trabalho. Outro conselho é tentar resolver o máximo possível de demandas por telefone, o que diminui bastante o volume de mensagens enviadas e recebidas.

Claro que não existe uma solução que funcione para todo mundo. Mas vale a pena pensar no assunto e tentar se impor alguns limites, para que você não comece a pedir para o ano acabar logo ainda em janeiro.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS