Pular para o conteúdo

Chefes acham que depressão não é desculpa para faltar, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14 de outubro


depressao7001 - Chefes acham que depressão não é desculpa para faltar, mostra pesquisaUma pesquisa feita no Reino Unido mostra que sete em cada dez chefes acreditam que estresse, ansiedade e depressão não são desculpas aceitáveis para faltar no trabalho. No entanto, pelo menos um quarto dos funcionários apresenta um desses problemas em alguma época do ano.

O levantamento, feito por uma seguradora de saúde britânica, a AXA PPP, contou com 1.000 gestores, executivos e donos de empresa e outros 1.000 funcionários dessas mesmas corporações. Os resultados foram divulgados pelo jornal Daily Mail.

Apesar de transtornos mentais serem tão frequentes quanto outros tipos de doença, as pessoas ainda são mais propensas a esconder a situação dos superiores ou dos colegas de trabalho. E a pesquisa mostra que realmente existe razão para isso: são poucos os chefes que encaram o problema como doença.

Apenas 40% dos funcionários entrevistados disseram que seriam honestos com seus chefes se estivessem com ansiedade ou depressão.  O resultado reverbera neste momento em que as pessoas refletem sobre o caso do avião da Germanwings, deliberadamente jogado contra os Alpes pelo copiloto Andreas Lubitz, que sofria de depressão.

Deixar de empregar uma pessoa só porque ela passou por tratamento psiquiátrico é uma atitude preconceituosa e inaceitável. Mas encarar sintomas depressivos como  frescura ou sinal de fraqueza só faz a omissão e o estigma aumentarem.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS