Pular para o conteúdo

Checar o smartphone é como receber uma recompensa, diz pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:37




SMARTPHONE700 - Checar o smartphone é como receber uma recompensa, diz pesquisa

Por que algumas pessoas tendem a verificar o smartphone o tempo todo enquanto outras são mais tranquilas? Um grupo de psicólogos da Universidade de Temple, nos Estados Unidos, decidiram investigar esse assunto.

Compreender melhor o impacto das tecnologias móveis é importante, pois, embora sua utilidade seja indiscutível, muita gente tem se incomodado com o uso mais pesado, algo que tem causado estresse e até prejudicado relacionamentos.

Os pesquisadores, em artigo publicado no periódico Psychonomic Bulletin & Review, mostram que checar o celular o tempo todo é um impulso que tem a ver com o sistema de recompensa do cérebro. E algumas pessoas são menos capazes de adiar uma gratificação do que outras.

A pesquisa contou com 91 alunos de graduação, submetidos a uma série de questionários e testes cognitivos. Os autores perceberam que os indivíduos com mais dificuldade para negar uma recompensa imediata com o objetivo de obter uma gratificação melhor mais tarde foram os mais propensos a conferir o smartphone o tempo todo.

Os autores concluíram que o comportamento compulsivo em relação às tecnologias móveis caminha lado a lado com a impaciência e a impulsividade.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS