Pular para o conteúdo

Casamento pode inibir o consumo exagerado de álcool, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


CASAMENTO300 - Casamento pode inibir o consumo exagerado de álcool, diz estudoPesquisadores das universidades do Missouri e do Estado da Arizona, nos Estados Unidos, revelam que o casamento faz adultos jovens reduzirem bastante o consumo de álcool, inclusive aqueles que desenvolveram problemas com a bebida.

Segundo os pesquisadores, o casamento traz novas responsabilidades para as pessoas. Beber exageradamente quase sempre impede um jovem de se dedicar ao trabalho e garantir dinheiro para o aluguel e a comida, por exemplo. Como o padrão existente passa a ser conflitante com as demandas do novo papel, uma maneira de resolver a incompatibilidade é mudar o comportamento.

A equipe usou dados de um estudo de longo prazo com mais de 800 pessoas. Cerca de 50% dos participantes eram filhos de alcoólatras. Os pesquisadores examinaram como as taxas de consumo de álcool mudou dos 18 anos aos 40 anos, e como essa mudança foi afetada pelo casamento.

Os resultados mostraram que o casamento não só levou a reduções no consumo, como esse efeito foi muito mais forte para aqueles que tinham problemas graves com a bebida antes de se casar.

Os pesquisadores sugerem mais estudos são necessários para uma melhor compreensão do assunto. Mas eles acreditam que as descobertas podem levar a intervenções mais bem-sucedidas no combate ao uso abusivo do álcool.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS