Pular para o conteúdo

Caminhadas em grupo no parque combatem o estresse, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


PARQUE300 - Caminhadas em grupo no parque combatem o estresse, diz estudoSair para dar uma volta no parque e respirar ar fresco é um conselho que a gente ouve com frequência quando está estressado. E não é que funciona mesmo? Pelo menos segundo um estudo publicado em uma edição especial do periódico Ecopsychology.

O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto James Hutton e as universidades De Monffort e Edge Hill, no Reino Unido.

Os resultados mostraram que caminhadas em grupo e em contato com a natureza diminuem sintomas depressivos e a sensação de estresse, trazendo bem-estar para quem pratica.

Pessoas que passaram por eventos críticos, como doença grave,  divórcio ou perda do emprego, apresentaram melhora significativa no humor depois de incluir os passeios ao ar livre à rotina.

A pesquisa incluiu quase 2.000 participantes de um programa de saúde britânico que promove passeios semanais e hoje conta com cerca de 70 mil praticantes de caminhada.

Para os pesquisadores envolvidos, juntar um grupo para caminhar ao ar livre regularmente pode até ser uma abordagem não farmacológica para doenças graves como a depressão.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS