Pular para o conteúdo

Bom humor pode ser contagioso; já a depressão não é, segundo estudo

Jairo Bouer

14 de outubro 2019 7:31




DEPRESSAO300 - Bom humor pode ser contagioso; já a depressão não é, segundo estudoTer um amigo que sofra de depressão não o torna mais propenso a ficar “baixo astral”. E o motivo é simples: a alegria é contagiante, enquanto o humor deprimido não é. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

Em um estudo publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, eles explicam que ter amigos saudáveis é fundamental para quem sofre de depressão ou tem maior propensão ao transtorno.

Os pesquisadores analisaram dados de um estudo longitudinal com 2.000 adolescentes do ensino médio norte-americano.

Eles utilizaram um modelo matemático parecido com o que é adotado para controlar doenças infecciosas para descobrir se a depressão pode passar de uma pessoa para outra, e a resposta foi negativa.

O que ocorre, na verdade, é o oposto: o bom humor é que passa de amigo para amigo. Jovens que têm cinco ou mais amigos mentalmente saudáveis têm 50% menos risco de ficar deprimido em um período de seis a 12 meses. E aqueles que têm dez amigos saudáveis têm o dobro de chance de se recuperar de sintomas depressivos em comparação com aqueles que têm apenas três amigos saudáveis.

A equipe sugere que outros estudos sejam feitos, mas também defende que estimular a participação dos adolescentes em grupos seja uma forma barata e eficaz de reduzir a prevalência da depressão.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS